quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Balaiada

A Revolta Do Maranhão

   A Balaiada foi uma revolta que ocorreu no Maranhão entre os anos de 1831 e 1841. Ela obteve esse nome por causa do apelido de um dos principais líderes do movimento, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, um fabricante de "balaios" (cestos).

   Este movimento era contrário ao poder e aos aristocratas rurais que, até então, domina-
vam aquela região.

   Raimundo Gomes, com objetivo de libertar seu irmão que se encontrava preso em vila Manga, invadiu a prisão libertando não só seu irmão, mas também todos os outros que se encontravam presos.
 
   A Balaiada  se diferencia das outras revoltas que foram criadas durante o Período Regencial por ter sido um movimento popular contra  os grandes proprietários de terras da região.

   Após algumas conquistas, como a tomada de Caxias e a organização de uma Junta Provisória, o governo uniu tropas de diferentes províncias para atacá-los. Contudo, os balaios venceram alguns combates.


O Fim Da Revolta

   Após a morte do Balaio ,  Cosme (ex-escravo e um dos principais chefes dos balaios) assumiu a liderança do movimento e partiu em fuga para o sertão. Daí em diante, até 1840,  muitos balaios se renderam diante da concessão da anistia. Pouco tempo depois, todos os outros igualmente se renderam.Após todos os balaios se entregarem , Cosme foi enforcado.




Rafael Sardou

Nenhum comentário:

Postar um comentário